Por APAF - 22 de janeiro de 2014

Festa de Natal nos Ceis Aconchego

O espírito do Natal invadiu os Ceis Aconchego no mês de Dezembro, esse o um momento mais esperado pelos pequenos, pois é nessa época que elas aguardam a visita do Papai Noel com seu saco cheio de presentes.Todo ano a APAF prepara carinhosamente uma programação especial nas semanas que antecedem essa data e esse ano não foi diferente, as creches foram ricamente decoradas, as duas unidades ganharam árvores e enfeites natalinos com materiais recicláveis, foi um período cheio de atividades e surpresas para a criançada: oficina de artes, visita dos alunos de outras escolas e entrega de presentes com Papai Noel. Em nome de toda diretoria e crianças atendidas pela APAF agradecemos a generosidade das empresas SimpressSuzano Papeis e Celulose, Fundação Ary Max, Aparecido Inácio e Pereira Advogados, Ri Happy , ONG AcrediteProjeto Sorrir, aos amigos Marina Stern e Luciana Godoy, aos alunos da escola Stance Dual e a todas doações feitas à APAF por ocasião do Natal.

Por APAF - 22 de novembro de 2013

O incentivo à leitura começa na sala de aula

O incentivo a leitura de forma criativa e prazerosa depende de nós educadores, por isto a promovemos de maneira diversificada e com muita qualidade. Levamos para as crianças o prazer de mergulhar no universo fantasioso das histórias infantis, transformando a leitura nas salas de aula em uma fonte de desenvolvimento social e cognitivo. Para que isso aconteça é essencial o fácil acesso aos livros, cada sala de aula conta com cantinhos especiais com pratileiras cheias de livros, mas não só as salas de aula são espaços para leitura, outros ambientes das creches também possuem livrinhos:  o pátio, refeitório e a sala de fantasia, mas o objetivo desse aprendizado vai além das salas de aula, os pequenos também levam esses livrinhos para casa e tem um momento prazerosa de leitura e fortalecimento de vínculo com a família. Ao contrario do que muitos pensam, o gosto pela leitura surge muito cedo na infância. E acreditamos que além de ser uma atividade indispensável de letramento, criar um ambiente favorável para as crianças é nossa responsabilidade e com isto elas levam essa prática para casa. É preciso que haja o entrosamento com o material, ou seja, a importância do manuseio do material: virar página, conhecer as formas dos desenhos, letras, figuras, e mesmo que ainda não decodifique a língua escrita, a criança está ao seu modo praticando a leitura e esta prática é denominada letramento e neste estímulo constante é que os pequenos leitores aprendem a falar, escutar, ler, opinar, expressar, tornando-os sujeitos críticos e formadores de opinião.

Leitura

Por APAF - 31 de outubro de 2013

Semana das Crianças

Os Ceis Aconchego comemoraram o mês das Crianças com uma programação muito especial. O mês foi recheado de presentes, festas temáticas, sessão de cinema, brincadeiras, gincanas, peças teatrais, jogos cooperativos,  tais como bexiga no ar, passeio de bambolê, entre outros. O momento salão de beleza, e as festas do Pijama e do Esquisito agitaram as unidades que foram ricamente decoradas para essas ocasiões. Gostariamos de agradecer nossos maravilhosos parceiros que viabilizaram a realização de muitas dessas atividades: Grupo Curumim que proporcionou um momento de recreação e brincadeiras com a crianças, o voluntariado do Projeto Sorrir que  fez esculturas de bexigas e contou histórias do fundo do mar e a visita da contadora de histórias Walkíria Pina Ribeiro do grupo Fraternidade Feminina Humanitas, acompanhada dos voluntários Decio Ribeiro, Del Idelvanete e Dona Alzira. Um muito obrigada também  ao apoio e doações dos alunos da escola Stance Dual, colégio Beit Yacoov, empresas Grow, Aparecido Inácio e Pereira Advogados e Empresa Unimed. Tudo que foi realizado nesse mês foi envolvido de muito amor, fantasia e aconchego para que os pequenos sentissem o quanto são especiais.

Semana das Crianças

Semana das Crianças

Semana das Crianças

Semana das Crianças


Por APAF - 4 de outubro de 2013

Parceria Ri Happy e CEIs Aconchego

Você já conhece a Ri Happy, maior empresa de varejo especializada na venda de brinquedos, sinônimo de atendimento personalizado e variedade de produtos, mas poucos conhecem seu investimento em responsabilidade social beneficiando as comunidades onde estão inseridas. Desde Julho desse ano passamos a receber constantes doações das lojas Ri Happy da região da Bela Vista em prol das crianças do Cei Aconchego I e II, uma parte dessa doação beneficiará diretamente as crianças carentes da nossa entidade, que não tem acesso a esse tipo de produto, outra parte será destinada para equipar as próprias unidades das creches. Gostaríamos de parabenizar a Ri Happy por essa maravilhosa iniciativa de doação.

Ri Happy

Por APAF - 18 de setembro de 2013

“Artes Grandes e Sujas” no CEI Aconchego II

O processo de aprendizagem passa pelos sentidos, isso é fato, quanto mais experiências envolvendo os sentidos as crianças vivenciarem, mais serão capazes de se expressar e transformar o mundo a sua volta. No CEI Aconchego II, iniciamos dia 16/09 a oficina “Artes Grandes e Sujas”, com poucos recursos, mas com muita criatividade e expressão. Através de técnicas simples, fáceis e muito gostosa de fazer, as crianças vão explorar diversas formas de se fazer arte através do uso de materiais gráficos de meios secos: giz de cera, giz de lousa, carvão, terra, farináceos, dentre outros, meios aquosos: corantes (comestíveis), guache, cola colorida, pintura a dedo, aquarela, caneta hidrocolor, aguadas, nanquim, expressos através de materiais convencionais: pincéis, lápis, giz, caneta ou materiais não convencionais: galhos, escovas, esponjas, rodo, vassoura, corda, luva de borracha, dentre outros. O resultado com certeza ficará lindo, mas é o processo de exploração destes usos nas técnicas que torna a atividade divertida. O objetivo maior destas atividades é explorar diferentes materiais e texturas, também criar condições para as crianças criarem suas marcas. O resultado dessa oficina será exposto na Mostra de Artes que acontecerá de 22 a 25 de Outubro na CEI II – Araquã, nº 51- Bela Vista.

Artes Grandes e Sujas


Por APAF - 11 de setembro de 2013

O universo das artes no CEI Aconchego I

A arte está presente de diversas formas em nossas vidas e na educação infantil não seria diferente. As crianças respiram arte nas suas diversas formas, dançando, cantando, dramatizando entre outras maneiras de expressar-se. No CEI Aconchego I, estamos empenhados em apresentar para nossas crianças artistas do nosso Brasil e de fora desenvolvendo um trabalho durante o decorrer do ano onde artista, obra e trabalho pedagógico estão inteiramente ligados. Isso se dá pela importância que a escola tem de envolver a criança no mundo que a cerca, refletindo e se inspirando nas diferentes formas de expressão. Abaixo temos uma foto de um aluno do Mini Grupo I que teve a oportunidade de conhecer por meio de fotos e de sua biografia, o artista Romero Britto. Durante todo ano, as educadoras apresentaram o artista, trazendo para sala sua história, sua origem e suas obras. As crianças tiveram tempo para apreciar o artista e admirá-lo na sua forma de ser e também apreciaram sua obra não só visualmente, mas fazendo sua representação por meio de pinturas em vários tipos de materiais. Todos poderão ver não só este artista mais outros e a experiência das crianças com atividades envolvendo a diversidade de materiais, em nossa Mostra de Artes que ocorrerá durante os dias 17 à 20 de Setembro no CEI Aconchego I- Rua Avanhandava, 814- Bela Vista. Venham apreciar os trabalhos de nossas crianças.

Mostra de Artes 2013

Por APAF - 4 de setembro de 2013

Experimentações através da alimentação

O ato de se alimentar talvez seja uma das formas mais concretas para a criança estabelecer contato com o mundo, isto é, descobrir necessidades, texturas, temperaturas, sabores, aromas e principalmente, as emoções que envolvem a alimentação. É necessário que a alimentação seja compreendida não apenas sob seu aspecto físico em função da preservação da saúde, mas encarada também face aos aspectos educacionais, afetivos e sociais. A infância é um período de intenso crescimento, desenvolvimento e aprendizado e os hábitos alimentares adquiridos, principalmente nos cinco primeiros anos de vida tendem a se solidificar na vida adulta, por isso os CEIs Aconchego planejam situações que possibilitam as crianças desde muito pequenas  a experimentos diversificados considerado como atividades pedagógicas de grande valor no aprendizado infantil.

CEI

Por APAF - 3 de setembro de 2013

Reunião de Pais nos Ceis

O mês de Agosto foi marcado, nas duas unidades da Creche Aconchego, pela esperada reunião de pais. Trimestralmente esse encontro é pensado para que seja um momento harmonioso e prazeroso da equipe com os pais, e é uma excelente oportunidade para que conheçam mais da rotina e desenvolvimento dos seus filhos. Na CEI Aconchego I a equipe ofereceu a todos um momento de reflexão sobre a autonomia das crianças através da leitura do texto: “A lição da Borboleta”, seguida de uma dinâmica com uma caixa de bolinhas, que tinha por objetivo, fazer com que todos compreendessem a importância do trabalho em equipe, além de tratar de assuntos pertinentes ao dia-dia e desenvolvimento das crianças, os pais participaram e puderam ouvir e serem ouvidos em suas inquietações, em suas dúvidas. Na CEI Aconchego II devido a relevância do assunto obesidade infantil, a reunião foi norteada pelo texto: “Refletindo sobre o excesso de peso e obesidade”  fornecida pelo Departamento de Merenda (DAE). Além da leitura e reflexão sobre o texto, os pais também assistiram ao vídeo educativo “Além do Peso” todo essa discussão os fez refletir  sobre a responsabilidade que tem para com seus filhos enquanto pais, educadores e cidadãos, todo esse aprendizado tinha por objetivo conscientizar a todos sobre o poder da mídia sobre os hábitos das crianças e o quanto a postura e comportamento alimentares dos pais no seu dia-a-dia são forte influência sobre seus filhos.

Reunião de Pais

Por APAF - 1 de julho de 2013

Arraiá do CEI Aconchego I e II

Sábado, dia 21 de junho, foi um dia diferente, de muito agito, alegria muita animação! Sabem por quê? No espaço Iluminar aconteceu o Arraiá do CEI Aconchego I e II !!! Além de muita dança e comidas típicas, as crianças compareceram vestidas à caráter! Foi um sábado inteiro repleto de alegrias, sorrisos e muitas brincadeiras, todos puderam se divertir nas barracas: Boca do palhaço, Acerte o frango na panela, Jogo das argolas, Jogo da memória, Pesca ecológica, Pesca com peneira, Lambida da vaca, Tomba lata, e a tradicional pescaria, algumas barracas com prendas e outras sem, com o objetivo do incentivo ao brincar por brincar e não brincar só para ganhar. As crianças e seus familiares puderam tirar fotos no painel do sorriso, na carrocinha com cavalinho e nas flores. Para repor suas energias, havia na festa deliciosas bebidas e comidinhas típicas uma coisa mais gostosa que a outra: tortas, bolos, cachorro quente, canjica, pipoca, etc, sem contar os docinhos típicos juninos!
As brincadeiras foram intercaladas com as apresentações das danças das crianças ensaiadas pelos professores, todos estavam bastante motivados e animados, os pais vibravam orgulhosos disputando um espaço para fotografar seus filhos.
Parabéns crianças, professores, familiares e funcionários a participação de todos foi alegre e animada. Enfim todos se divertiram muito neste sabadão! (Quem ficou em casa não sabe o que perdeu, agora ocês só vão podê vir di novo nu anu qui vem! Inté lá!!). Agradecimento as doações dos parceiros que contribuiram para essa festa, Padaria Nova Major, Açougue Pontal, Uso Diário,  Ri Happy e Grow.

Por APAF - 15 de abril de 2013

Páscoa nas Creches Aconchego I e II

Nos dias 26, 27 e 28 de Março as comemorações nas Creches Aconchego I e II tiveram sabor especial, afinal era a semana da Páscoa! Além da tradicional caça ao tesouro recheado de deliciosos ovinhos, as crianças se divertiram também com a entrega de ovos, com as pinturas faciais ofertadas por uma voluntária e com a oficina de “contação de histórias”. Inesquecível a feição de alegria no rostinho de cada criança mostrando seu ovo para a mamãe. Obrigada Coelhos do Bem !! Um agradecimento especial a todos que contribuiram para que essa festa fosse mais que divertida, as doações do grupo de mães do 1º A e dos alunos do 4º ano A, B e C do Stance Dual School, as doações do Escritório Aparecido Inácio e Pereira Advogados, a amiga Priscila Arcanjo pela oficina de pintura facial e ao atuante grupo de mulheres Fraternidade Feminina Humanitas, presidido pela Eliane Perrechil, que nos encaminhou a doação da Luciana Godoy e proporcionou a vinda da contadora de histórias Walkíria Pina Ribeiro.

Páscoa 2013

Próxima página »