Por APAF - 12 de maio de 2015

Páscoa na APAF

A Páscoa chegou recheada de muita alegria em nossos Centros de Educação Infantil Aconchego. O coelhinho desse ano foi generoso, muitos voluntários se dedicaram para tornar esta Páscoa um momento realmente especial para os pequenos. As crianças exploraram todos os espaços das creches na brincadeira de caça ao tesouro, ganharam ovos de páscoa e terminaram o dia como coelhinhos, com as carinhas pintadas, graças à habilidade de uma querida voluntária. Já na Aconchego II, uma mãe se voluntariou para fazer uma oficina culinária, as crianças participaram da confecção de pirulitos de bolacha e depois os decoraram, foi pura diversão! Esta Páscoa inesquecível aconteceu graças ao apoio das voluntárias Elisa Tomie Koike e Priscila Archanjo e os funcionários das empresas Aparecido Inácio e Pereira Advogados e Casa Santa Luzia.

Páscoa 2015

Por APAF - 23 de março de 2015

Creche em obras

Desde o início do ano, a APAF está investindo em melhorias na estrutura do Centro de Educação Infantil Aconchego II. Foi trocado o piso da cozinha e do refeitório das nossas crianças por outro mais moderno, higiênico e seguro, com revestimento antiderrapante, tornando mais fácil a limpeza e o ambiente muito mais bonito e funcional. As nossas salas de aula tiveram o piso de madeira renovado, com raspagem e aplicação de resina. O piso do Pátio coberto recebeu reparos e nova pintura. Assim, por toda a nossa creche as crianças se espalham e se divertem com alegria, na mais perfeita segurança. Finalmente, em virtude da atual crise hídrica, a creche não conseguia mais ser abastecida com a água da rua, por conta da perda da pressão. A APAF investiu na aquisição e instalação de uma bomba para abastecimento das caixas d´água, garantindo assim o atendimento contínuo às nossas crianças.

Por APAF - 19 de março de 2015

Aumentamos os atendimentos

O ano de 2015 chegou recheado de novidades no CEI Aconchego I. A ampliação no atendimento a crianças saltou para 89 crianças atendidas/ano. Toda estrutura da unidade foi adaptada para receber estas as novas crianças. Estes pais que aguardavam em uma longa fila de espera, hoje já respiram aliviados. A abertura de novas vagas significa muito para estas famílias, pois as mães destas crianças já poderão retornar com tranquilidade para o mercado de trabalho, pois sabem que seus filhos estão sendo bem cuidados e alimentados pela APAF.

Por APAF - 12 de março de 2015

Adaptação novos alunos

Este ano recebemos, com muita alegria, 30 novas crianças na CEI Aconchego I. O período de Adaptação é fundamental para estruturar um bom convívio entre as crianças, as professoras e os pais e mães dos alunos. Para isso, os pais puderam acompanhar seus filhos desde a chegada na creche até o momento de sua saída. Acompanharam também seus filhos durante as trocas de fraldas e roupas e em todas as refeições. Aqui na APAF tudo é muito bem planejado, pois pensamos sempre no bem estar das nossas crianças. E os pais podem trabalhar tranquilos, sabendo que suas crianças serão tratadas como filhos, aqui na APAF.

Adaptação

Por APAF - 12 de março de 2015

Atividades nas férias

Nem nas férias escolares as nossas creches pararam de funcionar! Iniciamos o ano de 2015 atendendo àquelas crianças cujas mães precisaram trabalhar durante o mês de janeiro. Foi um mês recheado de atividades recreativas, mas nossa programação de férias já contemplou as propostas pedagógicas que serão desenvolvidas no decorrer deste ano letivo. Neste período, focou-se na integração do professor e das crianças. Houve a divisão da turma por faixa etária e diversas atividades lúdicas foram promovidas: karaokê, pintura com tinta guache, cinema, motocas, massinha de modelar e muitas outras. Ao final de cada semana, as crianças levaram para casa suas produções, para orgulho das mamães. No mês de Fevereiro, as creches comemoraram o Carnaval com um divertido baile, com confetes, serpentinas e muita alegria. Na semana que antecedeu o Carnaval, as crianças vieram para a APAF fantasiadas, pularam e dançaram ao som de cantigas de roda. Criatividade e muita cor e alegria marcaram estes dias, com as crianças vestidas de marinheiro, fada, princesa, borboleta, super-herói e tantos outros personagens, em clima de muita animação!

Férias

Por APAF - 16 de dezembro de 2014

Noite do Pijama no CEI II

O mês de Dezembro foi um dos mais recheados do ano, e falando em recheio, as atividades tiveram início com a produção de CupCakes para o lanche noturno. Com a ajuda de Rita, mãe de João, todos prepararam os doces com muito chocolate e cobertura.  Durante o dia, houve outro lanchinho, onde cada criança pode montar seu próprio sanduíche natural que além de gostoso, muito saudável.

Na hora do banho, todos se divertiram muito, se preparando para a Noite do Pijama que aconteceria logo depois. E assim aconteceu, cada um com seu pijama, todos muito ansiosos e felizes esperando o grande momento. A festa começou com o passeio no escuro pisca-pisca no jardim, e depois teve uma parada para degustar comidas deliciosas (torta de frango, brigadeiro de colher, e sucos). Depois um descanso para a digestão enquanto o Paulo, recreador,  contava  histórias  divertidíssimas para todos do Aconchego II. Para finalizar a noite,  um sessão de cinema com o filme “Frozen uma Aventura Congelante” e um soninho bem gostoso.

Essa festa vai ficar para sempre no coração das crianças. Dormir, acordar e se divertir com os melhores amigos, foi a melhor forma de celebrar a passagem para um novo ciclo escolar com muita alegria.

A apresentação para os pais começou com as canções: Filhote do Filhote (Jean e Paulo Garfunkel), A Paz (Roupa Nova) e Um anjo muito especial (Roupa Nova). Em seguida, houve a entrega dos certificados e todos juntos curtiram as fotos dos melhores momentos na creche. Boa sorte crianças!

Noite do Pijama 1

Noite do Pijama 2

Por APAF - 9 de novembro de 2014

Atividades de Outubro nas Creches

O mês de Outubro no CEI Aconchego II foi maravilhoso, com tantas atividades e gincanas, as crianças tinham estampados em seus rostos um sorriso enorme a todo momento. Momentos como esses que são inesquecíveis, e são por eles que nós somos movidos, usando a educação como principal instrumento de transformação e acreditando na bondade do ser humano.

Dando início as atividades, o grupo Curumim nos fez uma visita, e não podia ser diferente, as crianças não pararam de brincar nem um minuto. Em seguida, aconteceu o Dia da Fantasia (em todos os módulos), onde as crianças e seus familiares foram recebidos na entrada pela Branca de Neve (Profª: Josi), Bela (Profª. Adriana) e pela Cinderela (Profª Vanessa); todos ficaram muito encantados, e tiraram diversas fotos com seus filhos.

Mais adiante, as crianças junto de seus professores visitaram a V Mostra de Artes, onde o aprendizado cultural não poderia ter sido melhor. E para mostrar o que aprenderam, as crianças fizeram pinturas maravilhosas e receberam a visita de pessoas muito queridas como as famílias, professores do Stance Dual, Equipe Aconchego I e os professoras de Inglês. Na sequência, chegou o Dia das Bruxas  (Halloween), e todos do Mini Grupo II vieram fantasiados, foi muito divertido. Ainda nesse dia, as crianças tiveram aula de Inglês e homenagearam a Diretora Gilda por motivo de sua saída do CEI. Todos cantaram e a presentearam com flores e muitos beijos carinhosos.

Por fim, depois de um mês cheio de atividades, a Equipe Aconchego II e todos envolvidos na APAF desejam que a Diretora Gilda seja muito feliz nesta nova etapa de sua vida.

Outubro nas Creches

Por APAF - 20 de outubro de 2014

Atividades pedagógicas no CEI II

Nesse período de setembro e outubro, a CEI II foi muito movimentada com atividades pedagógicas e recreativas.  Primeiramente,  as professoras dos berçários  trabalharam as sensações de texturas, sabores e cores com a musica “Colorindo”. Assim, cada dia teve como tema uma cor, completando o  projeto com as cores azul, verde, amarelo e vermelho. Mais adiante, tivemos a visita da Nutricionista do Projeto “Bom Prato”,  onde Maria Eunice mediu, pesou as crianças e ajudou a montar uma pirâmide alimentar salientando a importância  de uma alimentação saudável. Também tivemos aulas de inglês e de música, com as professoras Adriana e Barbara e o professor Ricardo, que vem trazendo muita alegria e ânimo para a creche. Por fim, recebemos os alunos da Stance Dual School para um atividade de integração. Eles contaram estórias utilizando: livros, fantoches de massinha, de palito e tecido com cenários que foram confeccionados pelos próprios alunos. Após as apresentações os alunos entregaram os brinquedos para as crianças do CEI, que abriram os presentes com  ajuda dos colegas maiores. Foi um momento muito rico e todos ficaram muito felizes. A atividade do dia terminou no parque, onde brincaram juntos até o momento das crianças voltarem para a escola.

Atividades Pedagógicas

Por APAF - 14 de outubro de 2014

Mostra Cultural CEI I

O projeto da Mostra Cultural, buscou trabalhar com materiais diversificados, proporcionando às crianças várias percepções de mundo. Assim, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico através dos diversos artistas trabalhados. Evidentemente foi uma forma de inserir as crianças desde cedo no mundo artístico, visto que o melhor é aprender o quanto antes.

Sempre buscamos trabalhar com nossas crianças todas as possibilidades para que desenvolvam os seus aspectos cognitivos, intelectual, físico e emocional.

O conceito de obra de arte é uma construção social, não pode ser um trabalho isolado. A arte possibilita um diálogo com quem a observa, cria situações que podem se tornar desafiantes para o apreciador e, algumas vezes, os materiais utilizados na própria composição propõem uma reflexão sobre o significado da arte.

“A verdadeira arte não é só a expressão de um sentimento, mas também o resultado de uma inteligência viva”.  Hendrik Berlage

Mostra Cultural

Por APAF - 3 de outubro de 2014

Saúde Bucal no CEI Aconchego I

Médicos e enfermeiros da área de saúde bucal do Posto Nossa Senhora do Brasil visitaram a Creche Aconchego I e ensinaram técnicas de escovação e higienização para nossas crianças.
Hoje em dia, um dos maiores problemas é a saúde bucal, pois a maioria das pessoas não sabe como escovar os dentes corretamente e acaba tendo problemas maiores no futuro. Felizmente, nossas crianças da Aconchego I, tiveram a oportunidade de aprender como se faz uma escovação correta e ainda colocaram isso em pratica de uma maneira divertida.
Além de ensinar, os médicos e enfermeiros interagiram a todo momento com as crianças, de um modo diferente do comum, foram ensinadas técnicas como: escovar com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentrar na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:

  • Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
  • Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.
Com toda certeza, foi um grande aprendizado, algo que as crianças levarão para toda vida, pois algo que parece ser simples, carrega um significado enorme, você poder sorrir a todo instante é algo que não tem preço.

Saúde Bucal

Próxima página »