Por APAF - 9 de novembro de 2014

Atividades de Outubro nas Creches

O mês de Outubro no CEI Aconchego II foi maravilhoso, com tantas atividades e gincanas, as crianças tinham estampados em seus rostos um sorriso enorme a todo momento. Momentos como esses que são inesquecíveis, e são por eles que nós somos movidos, usando a educação como principal instrumento de transformação e acreditando na bondade do ser humano.

Dando início as atividades, o grupo Curumim nos fez uma visita, e não podia ser diferente, as crianças não pararam de brincar nem um minuto. Em seguida, aconteceu o Dia da Fantasia (em todos os módulos), onde as crianças e seus familiares foram recebidos na entrada pela Branca de Neve (Profª: Josi), Bela (Profª. Adriana) e pela Cinderela (Profª Vanessa); todos ficaram muito encantados, e tiraram diversas fotos com seus filhos.

Mais adiante, as crianças junto de seus professores visitaram a V Mostra de Artes, onde o aprendizado cultural não poderia ter sido melhor. E para mostrar o que aprenderam, as crianças fizeram pinturas maravilhosas e receberam a visita de pessoas muito queridas como as famílias, professores do Stance Dual, Equipe Aconchego I e os professoras de Inglês. Na sequência, chegou o Dia das Bruxas  (Halloween), e todos do Mini Grupo II vieram fantasiados, foi muito divertido. Ainda nesse dia, as crianças tiveram aula de Inglês e homenagearam a Diretora Gilda por motivo de sua saída do CEI. Todos cantaram e a presentearam com flores e muitos beijos carinhosos.

Por fim, depois de um mês cheio de atividades, a Equipe Aconchego II e todos envolvidos na APAF desejam que a Diretora Gilda seja muito feliz nesta nova etapa de sua vida.

Outubro nas Creches

Por APAF - 20 de outubro de 2014

Atividades pedagógicas no CEI II

Nesse período de setembro e outubro, a CEI II foi muito movimentada com atividades pedagógicas e recreativas.  Primeiramente,  as professoras dos berçários  trabalharam as sensações de texturas, sabores e cores com a musica “Colorindo”. Assim, cada dia teve como tema uma cor, completando o  projeto com as cores azul, verde, amarelo e vermelho. Mais adiante, tivemos a visita da Nutricionista do Projeto “Bom Prato”,  onde Maria Eunice mediu, pesou as crianças e ajudou a montar uma pirâmide alimentar salientando a importância  de uma alimentação saudável. Também tivemos aulas de inglês e de música, com as professoras Adriana e Barbara e o professor Ricardo, que vem trazendo muita alegria e ânimo para a creche. Por fim, recebemos os alunos da Stance Dual School para um atividade de integração. Eles contaram estórias utilizando: livros, fantoches de massinha, de palito e tecido com cenários que foram confeccionados pelos próprios alunos. Após as apresentações os alunos entregaram os brinquedos para as crianças do CEI, que abriram os presentes com  ajuda dos colegas maiores. Foi um momento muito rico e todos ficaram muito felizes. A atividade do dia terminou no parque, onde brincaram juntos até o momento das crianças voltarem para a escola.

Atividades Pedagógicas

Por APAF - 14 de outubro de 2014

Mostra Cultural CEI I

O projeto da Mostra Cultural, buscou trabalhar com materiais diversificados, proporcionando às crianças várias percepções de mundo. Assim, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico através dos diversos artistas trabalhados. Evidentemente foi uma forma de inserir as crianças desde cedo no mundo artístico, visto que o melhor é aprender o quanto antes.

Sempre buscamos trabalhar com nossas crianças todas as possibilidades para que desenvolvam os seus aspectos cognitivos, intelectual, físico e emocional.

O conceito de obra de arte é uma construção social, não pode ser um trabalho isolado. A arte possibilita um diálogo com quem a observa, cria situações que podem se tornar desafiantes para o apreciador e, algumas vezes, os materiais utilizados na própria composição propõem uma reflexão sobre o significado da arte.

“A verdadeira arte não é só a expressão de um sentimento, mas também o resultado de uma inteligência viva”.  Hendrik Berlage

Mostra Cultural

Por APAF - 3 de outubro de 2014

Saúde Bucal no CEI Aconchego I

Médicos e enfermeiros da área de saúde bucal do Posto Nossa Senhora do Brasil visitaram a Creche Aconchego I e ensinaram técnicas de escovação e higienização para nossas crianças.
Hoje em dia, um dos maiores problemas é a saúde bucal, pois a maioria das pessoas não sabe como escovar os dentes corretamente e acaba tendo problemas maiores no futuro. Felizmente, nossas crianças da Aconchego I, tiveram a oportunidade de aprender como se faz uma escovação correta e ainda colocaram isso em pratica de uma maneira divertida.
Além de ensinar, os médicos e enfermeiros interagiram a todo momento com as crianças, de um modo diferente do comum, foram ensinadas técnicas como: escovar com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentrar na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:

  • Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
  • Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.
Com toda certeza, foi um grande aprendizado, algo que as crianças levarão para toda vida, pois algo que parece ser simples, carrega um significado enorme, você poder sorrir a todo instante é algo que não tem preço.

Saúde Bucal

Por APAF - 31 de agosto de 2014

APAF na palestra de Dudu Braga

A palestra educativa “É preciso saber viver”, produzida por Dudu Braga, chega aos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital paulista por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. A equipe dos CEIs Aconchego I e II aproveitaram a reunião pedagógica do ultimo dia 30 de maio para assistirem à impactante palestra. O palestrante abordou temas como preconceito, cidadania, inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, inclusão, superação de obstáculos, sonhos e conquistas, com o objetivo de fortalecer a ética e a responsabilidade social dos cidadãos. Formado em publicidade, Dudu Braga, 44 anos, é filho do cantor Roberto Carlos e seu nome verdadeiro é Roberto Carlos Segundo. Ele perdeu totalmente a visão aos 22 anos por causa do glaucoma. A partir de então, teve que aprender a ver o mundo de outra forma. Hoje, Dudu Braga se dedica à produção musical e à apresentação do programa de rádio “As canções que você fez pra mim”, na Nativa FM. É colaborador da Fundação Laramara e da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Palestra educativa “É preciso saber viver”

Por APAF - 31 de agosto de 2014

Atividades no CEI II durante o mês de recesso

No período de recesso escolar , o que não faltou foi animação no CEI Aconchego II. Diversas atividades foram realizadas com o intuito de interação e motivação das crianças. As atividades se iniciaram com o Baile à Fantasia, seguido pelo Jogo do Dominó dos Bichos e do Salão de Beleza. As crianças somente sossegaram na hora da Leitura. Houve também a celebração do aniversariante do mês, pintura facial, sem esquecer da bolinha de sabão e da ilustre visita do Sr. Coelho à creche. Isso mesmo, um coelho de verdade foi alvo da curiosidade e observação das crianças. No final de junho, promovemos a Festa Junina com Piscina de Bolinhas, Pescaria, Argola, Apresentação de Danças, e, é claro, as famosas comidinhas típicas. No comecinho do mês de Julho os pequenos foram envolvidos no evento “Dia do Pijama”.

O brincar potencia o desenvolvimento, incentiva as crianças a conhecer, fazer, aprender, conviver e, sobretudo, aprende a SER. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, brincar proporciona à criança o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

Recesso CEI II

Por APAF - 31 de agosto de 2014

Palestra da Guarda Metropolitana no CEI I

Um dos temas mais discutidos hoje no país é a segurança. Pensando nisso, a APAF promoveu uma palestra educativa com a Guarda Civil Metropolitana e as famílias atendidas pelo CEI Aconchego I. Foi um momento de orientação e interação, os pais tornaram-se mais conscientes e capacitados diante dos ensinamentos dados, uma vez que foram abordados assuntos não só ligados à segurança pública, mas também sobre acidentes domésticos e outros temas envolvendo a integridade física e a saúde de nossas crianças. Todos elogiaram essa iniciativa de aproximação e esclarecimentos por parte da APAF.

Guarda Civil

Por APAF - 27 de agosto de 2014

O Jaboti e nossas crianças

Como iniciar precocemente a conscientização da importância dos animais e preservação da natureza? Parece difícil, mas a nossa professora Silvaneide usou a imaginação para despertar o interesse da criançada do Mini Grupo I, trazendo um jaboti para a sala de aula. Foi incrível o despertar da curiosidade e da capacidade de observação das crianças de apenas 3 anos de idade! Com muita criatividade, conseguimos aliar aprendizado acadêmico e respeito às diferentes formas de vida. Plantamos assim as sementes para formação de pessoas conscientes e ecologicamente responsáveis.

Jaboti

Por APAF - 4 de junho de 2014

Pé de maracujá que deu borboleta

O mês de maio na CEI Aconchego I tem sido marcado por um período de exploração e descobertas. As crianças de 3 e 4 anos, passaram a desenvolver um grande interesse pelas borboletas que apareceram no pé de maracujá da horta. A turminha tem sido desbravadora e tem buscado conhecer a natureza e suas características. Alguns demonstram certo receio, outros demonstram prazer por essa busca. Foi em uma destas brincadeiras, que as crianças encontraram um casulo, a curiosidade foi tanta que resolvemos guardá-lo para descobrir se dele sairia uma linda borboleta ou uma mariposa. O processo tem por finalidade esclarecer as dúvidas e saciar o desejo de conhecimentos dos pequenos, em relação aos bichinhos que dividem o espaço do pátio com a gente, ampliar os conhecimentos a cerca de seu habitat, alimentação, ciclo de vida e algumas curiosidades, além de formar uma consciência ecológica, defendendo a preservação das espécies da natureza. Paralelamente o projeto promoveu e ampliou os conhecimentos em outras linguagens, tais como: noções matemáticas, cores, números(contagem), sequência lógica do processo da metamorfose, noções de tamanho e conhecimentos científicos. Ele também estimulou a linguagem oral e escrita, através da ampliação do vocabulário e desenvolvimento da fala.

Borboletas

Por APAF - 22 de janeiro de 2014

Festa de Natal nos Ceis Aconchego

O espírito do Natal invadiu os Ceis Aconchego no mês de Dezembro, esse o um momento mais esperado pelos pequenos, pois é nessa época que elas aguardam a visita do Papai Noel com seu saco cheio de presentes.Todo ano a APAF prepara carinhosamente uma programação especial nas semanas que antecedem essa data e esse ano não foi diferente, as creches foram ricamente decoradas, as duas unidades ganharam árvores e enfeites natalinos com materiais recicláveis, foi um período cheio de atividades e surpresas para a criançada: oficina de artes, visita dos alunos de outras escolas e entrega de presentes com Papai Noel. Em nome de toda diretoria e crianças atendidas pela APAF agradecemos a generosidade das empresas SimpressSuzano Papeis e Celulose, Fundação Ary Max, Aparecido Inácio e Pereira Advogados, Ri Happy , ONG AcrediteProjeto Sorrir, aos amigos Marina Stern e Luciana Godoy, aos alunos da escola Stance Dual e a todas doações feitas à APAF por ocasião do Natal.

Próxima página »